Rede Nacional da Rota dos Templários volta a reunir em Pombal
Decorreu no dia 4 de dezembro a 3ª Reunião Técnica da Rede Nacional da Rota dos Templários, que teve lugar no salão nobre do município de Pombal, reunindo vários parceiros desta rede, oriundos de algumas zonas do país.
A reunião iniciou com uma mensagem de boas vindas do presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, que enalteceu o “esforço de trabalho conjunto” das várias entidades envolvidas na dinamização da Rota dos Templários, tendo feito referência ao potencial templário existente no seu concelho.
Da parte do município, acompanhou a reunião a vereadora, Gina Gonçalves e coube ao técnico Nelson Pedrosa fazer um enquadramento sobre o concelho, denominado: “Pombal: Centro Natural de Portugal”.
Os trabalhos prosseguiram com o ponto de situação do trabalho desenvolvido entre os municípios e o Conselho Científico da TREF, onde se prevê um trabalho de validação científica dos recursos existentes nas várias regiões do país com vínculo à temática templária.
Seguidamente, cada município presente deu a conhecer o calendário de eventos templários para o próximo ano, tendo ficado prevista a realização de um Encontro Nacional desta Rede, em novembro de 2025, em Tomar.
A apresentação das ações de capacitação sobre a Rota dos Templários Portugal para 2025, o ponto de situação sobre as linhas de financiamento e sobre uma candidatura conjunta foram outros assuntos em debate.
Coube à CIM Médio Tejo apresentar os trabalhos técnicos que estão a ser desenvolvidos no site templarportugal.com/pt/ no âmbito da integração da oferta privada que opera no território do Médio Tejo sob a temática templária.
A reunião terminou com a abordagem às ações promocionais previstas para o próximo ano e, nomeadamente, a presença da Rota dos Templários na BTL 2025.
Seguiu-se um almoço de confraternização e uma visita ao Castelo de Pombal.
De recordar que no dia 3 de março de 2023, foi assinado um protocolo de colaboração, envolvendo 14 entidades: Município de Tomar (na qualidade entidade coordenadora), Turismo de Portugal, CIM Médio Tejo, Entidades Regionais do Porto e Norte, do Centro e do Alentejo e Ribatejo e os municípios de Arronches, Castelo Branco, Ferreira do Zêzere, Pombal, Sabugal, Soure, Vila Nova da Barquinha e Vila Velha de Rodão, tendo o objetivo de garantir o desenvolvimento da Rota dos Templários à escala nacional.
39.9138, -8.62749